terça-feira, 29 de novembro de 2011

Engenheiros desenvolvem robô que corre a quase 50 km/h

Um projeto fruto de uma parceria entre o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e o Instituto de Cognição Humana e de Máquinas da Flórida parece ter atraído a atenção da DARPA, a agência norte-americana voltada ao desenvolvimento de tecnologia militar. Trata-se do FastRunner, um robô inspirado nos avestruzes e que, segundo seus criadores, será uma das máquinas mais avançadas em questão de velocidade e estabilidade já criadas.
FastRunner (Foto: Divulgação)FastRunner (Foto: Divulgação)
O FastRunner será capaz de atingir uma velocidade de cerca de 50 km/h sem sequer perder a estabilidade. A razão pela qual o avestruz robótico conseguirá realizar tal façanha é o design de suas pernas, que precisarão apenas de um motor para funcionar – o que significa que ele será leve e poderá até pular obstáculos.
O robô ainda é está em fase de desenvolvimento. No entanto, os pesquisadores por trás do invento, Russ Tedrake e Jerry Pratt, já o imaginam atuando em diversas tarefas. De acordo com eles, a máquina poderia facilmente ser utilizada para explorar terrenos e, como inclusive já sugere o interesse da DARPA, ser adotada em operações militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário