mIRC
mIRC (Foto: Divulgação)Criado oficialmente em 1995, nada mais era do que um cliente do IRC, protocolo que permitia conversas em grupo dentro de canais (salas). E os temas eram diversos, a conversa rendia tanto que recursos como webcam ou microfone não faziam lá grande falta. Uma curiosidade é que os anúncios que vemos pipocando no Facebook hoje, já eram extremamente comuns na época do mIRC.
mIRC (Foto: Reprodução)ICQ
ICQ (Foto: Divulgação)Criado em 1996 pela microempresa israelense Mirabilis (posteriormente comprada pela Aol), o ICQ usava - e ainda usa - uma flor como símbolo que também indicava, pela cor, o status dos amigos. A sigla é um acrônimo feito com base na pronúncia das letras em inglês (I Seek You), em português, "Eu procuro você". No Brasil, "i-cê-quê". O programa tinha entre suas principais características o famoso UIN (Unique ICQ Number) ou simplesmente ‘número do ICQ’. Sucesso no Brasil a partir dos anos 2000, foi posteriormente substituído pelo MSN Messenger um programa mais leve, moderno e que possuia mais recursos.
ICQ antigo (Foto: Reprodução)Fotolog
Fotolog.com (Foto: Divulgação)O termo fotolog frequentemente se confunde com o site de mesmo nome que popularizou o sistema no Brasil e no mundo, o Fotolog.com. Criado em 2002, a princípio para uma comunidade de apenas 200 pessoas, o site cresceu rapidamente nos Estados Unidos e a demanda mundial fez com que expandisse seus serviços para a Europa e mais tarde para a America Latina.
Quando chegou ao Brasil, o Fotolog limitou novos usuários. Floggers lembram que para se cadastrar era necessário esperar até meia noite já que, por região, havia um limite de 100 novas contas por dia. Além disso, se o usuário não possuísse a famosa conta Gold, só era possível publicar uma foto por dia.
Página da flogueira Marimoon (Foto: Reprodução)As duas redes ainda existem e são democráticas, abrindo espaço para a divulgação de fotos pessoais, de carater profissional e o que mais você quiser. Embora o sistema esteja em clara decadência, o Fotolog clama ainda ser o maior site de fotos do mundo com mais de 22 milhões de membros em mais de 200 países.
MySpace
MySpace (Foto: Divulgação)
Página do MySpace (Foto: Reprodução)A popularidade do MySpace no mundo musical era indiscutível. Ao digitar o nome de uma banda conhecida ou não, o Myspace estava entre os primeiros resultados obtidos perdendo apenas para o site oficial da banda – se esta possuísse um.
Em 2005, o MySpace contava com 20 milhões de usuários somando perfis pessoais e de bandas. Após ser vendida para a gigante das comunicações News Coporation, a rede atingiu seu ápice. Em 2008 possuia 76 milhões de usuários. A decadência aconteceu com a popularização do Facebook. Nos últimos dois anos a rede da News Corp tentou arduamente concorrer contra a rede de Mark Zuckerberg sem sucesso.
Em 2009, o MySpace encerrou suas atividades no Brasil após um corte drástico na equipe(tanto na americana quanto na internacional). Hoje o MySpace possui pouco mais de 35 milhões de usuários. Parece o prenúncio do fim, mas recentemente o cantor e ator Justin Timberlake adquiriu parte da rede por US$ 35 milhões e promete investir na reorganização do site, hoje voltado para conteúdos audiovisuais e de entretenimento.
Orkut
Orkut (Foto: Divulgação)Com o avanço do Facebook, muitos abandonaram seus perfis na rede e começaram a pregar seu fim iminente. Publicidade exagerada, spam em excesso e claro uma série interminável de denúncias relacionadas a pedofilia parecem ter irritado grande parte dos usuários.
Para piorar, muitos reclamam da falta de investimento no Orkut por parte de sua empresa-mãe: o Google. A empresa mostrou não ter grandes pretensões em relação a rede sobretudo com a criação do Google+ e, em suas ações no mercado, sequer parece considerar o Facebook um rival, competindo mais diretamente com a Microsoft e a Apple.
Perfil de Orkut personalizado (Foto: Reprodução)Fonte: Site Rede Globo- Tecnologia, TechTudo- Curiosidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário