domingo, 18 de dezembro de 2011

Espécie de formiga africana paralisa e mata cupins a distância

Ferrão expele veneno que age a distância nos competidores.
Estudo sobre a tática de ataque foi divulgado na publicação 'PLoS ONE'.

Operárias de uma espécie africana de formigas (Crematogaster striatula) conseguem matar cupins a distância usando veneno, segundo um estudo divulgado nesta semana pela publicação de livre acesso "PLoS ONE". A pesquisa foi conduzida pela equipe de Angelique Vetillard, da Universidade de Toulouse, na França.
Compostos químicos no ferrão do inseto podem servir para atrair outras formigas amigas e repelir as "estrangeiras", além de paralisar e matar cupins. Somente no caso do ataque aos cupins a ação pode ser feita a distância.
Isto seria uma vantagem já que as formigas rivais costumam fugir ao sinal das operárias de Crematogaster striatula, mas os cupins costumam defender território enquanto competem por fontes ricas em açúcar.
Segundo os pesquisadores, as formigas conseguem utilizar o abdômen para expôr o ferrão e fazê-lo expelir o veneno. Aparentemente volátil, a substância causa paralisia e, com o tempo, mata os cupins.
Fotos mostram formigas (em preto) mostrando o abdômen em direção a um cupim inimigo. Com o tempo, o cupim começa a se debater até morrer. Na imagem C, uma formiga ameaça um cupim para proteger uma pequena "poça" de mel. (Foto: PLoS ONE)Fotos mostram formigas (em preto) mostrando o abdômen em direção a um cupim inimigo. Com o tempo, o cupim começa a se debater até morrer. Na imagem C, uma formiga ameaça um cupim para proteger uma pequena "poça" de mel. (Foto: PLoS ONE

Fonte: Site Rede Globo- Noticias, Ciências & Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário