sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

NASA prepara máquina de lavar para viagens ao espaço

Pensando no futuro das viagens espaciais e no conforto dos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, no inglês), a NASA contratou uma empresa para criar uma máquina de lavar compacta e econômica em termos de energia e material. A unidade será acoplada no exíguo espaço da ISS e pode representar a solução de um problema que já dura mais de uma década: como lavar roupas em órbita?
Estação Espacial Internacional (Foto: Reprodução)Estação Espacial Internacional (Foto: Reprodução)
A agência espacial norte-americana contratou a UMPQUA para criar um protótipo que seja compacto, use pouca energia e pouca água para lavar as roupas dos habitantes da estação, em especial as peças íntimas. Astronautas, atualmente, simplesmente usam as mesmas peças até onde conseguem aguentar. Quando finalmente trocam, colocam as peças sujas em uma cápsula de ejeção que é incinerada quando entra em contato com a atmosfera terrestre.
A ideia é criar uma solução a vapor, micro-ondas e ar para limpar as roupas. O contrato da NASA especifica também que a unidade deve ser adaptável para outros tipos de missão, o que pode indicar que os primeiros homens a ir à Marte, ou retornar à Lua, voltarão para Terra sem medo de estarem cheirando mal depois do feito histórico.
No entanto, como qualquer tecnologia aeroespacial, criar a máquina é um tremendo desafio de engenharia. A água em ambiente de gravidade zero pode ser uma coisa muito perigosa numa estação recheada de painéis e dispositivos eletrônicos – qualquer gota que escape e flutue livremente pela estação pode trazer danos enormes. Além disso, em gravidade zero, a água não se comportaria como no interior da sua máquina caseira, reduzindo muito a sua eficiência para dissolver a sujeira.
  Fonte: Site Rede Globo - Tecnologia, TechTudo - Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário