terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Solar Impulse é o primeiro avião solar a voar à noite

Solar Impulse é o primeiro avião que usa energia proveniente do Sol para voar mesmo durante a noite. Criação de Bertrand Piccard, o primeiro homem a dar a volta ao mundo em um balão em 1999, a aeronave tem envergadura de 63 m, comparável às dimensões de um Airbus A340, e pesa 1,5 tonelada. Segundo Piccard, a propulsão do avião soma apenas 40 cavalos, distribuídos em quatro pequenos motores elétricos, que empurram o avião a "estonteantes" 70 km/h.
solarSolar Impulse (Foto: Reprodução)
A velocidade não é assombrosa e faz do Solar Impulse praticamente um planador, mas, considerando a potência tímida dos motores e o peso, o avião é um feito de engenharia. Ele voa mesmo sem a luz solar porque dispõe de baterias que armazenam a energia acumulada durante o dia.
Em 7 de julho deste ano, ele realizou seu primeiro voo de 24 horas com sucesso. O feito foi realizado com um pouco de técnica: depois de coletar a energia, Piccard subiu até o teto operacional do avião (8,5 km de altitude) e planou com os motores desligados até que fosse absolutamente necessário ligá-los. Isso economizou energia e permitiu o voo de longa duração.
Um total de 10.748 células solares recobrem a fuselagem da aeronave construída com fibra de carbono. O truque do Solar Impulse é um equilíbrio bastante preciso entre peso e potência. Ele voa devagar, mas em compensação pode fazê-lo por 24 horas. Caso tivesse motores mais potentes e voasse mais rápido, teria autonomia menor.
O avião possui sistemas computadorizados que monitoram o voo e aquecimento no cockpit – a 8 km da superfície faz muito frio. O objetivo de Piccard a longo prazo é construir aeronaves ainda mais eficientes, que não poluam e que possam levar passageiros.
  Fonte: Site Rede Globo, Tecnologia, TechTudo - Curiosidades

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