Versão 10.8 deve ser lançada para o usuário final na metade de 2012.
Sistema introduz iMessage e Twitter se torna nativo em programas.

(Foto: Divulgação)
A versão 10.8 do Mac OS X traz mais de 100 novos recursos para os Macs e deve ser lançada oficialmente para usuários finais em julho, mas a Apple ainda não divulgou data oficial.
A grande novidade é que o sistema aposenta o iChat, que permitia conversar por meio de texto e vídeo com outros usuários, e introduz o iMessage, programa de troca de mensagens já usados no iPad e iPhone. Segundo a Apple, os usuários poderão mandar mensagens ilimitadas, vídeos e fotos com outras pessoas e retomar a conversa iniciada em um Mac no iPhone ou iPad.

O sistema "Mountain Lion" substitui o "Lion", apelido da versão 10.7, lançada em julho passado, e tenta unir os Macs com o sistema portátil iOS, armazenando e sincronizando os dados com o sistema iCloud, já usado por 100 milhões de usuários. O "Lion", lançado em junho de 2011, foi adotado por apenas 30% dos usuários de Macs, com 50% ainda usando o "Snow Leopard", de 2010.
“O Mac está crescendo mais rápido que o PC há 23 trimestres seguidos”, disse Philip Schiller, vice-presidente sênior de marketing da Apple. “A versão de desenvolvedores do Mountain Lion chega apenas sete meses depois do Lion, o que dá um ritmo rápido para o desenvolvimento do sistema.”
A Apple cobra US$ 30 pelo download do Lion e do Snow Leopard. Ainda não há informações do preço do Mountain Lion.
Maior integração
O usuário poderá tuitar sem precisar acessar o site ou um programa específico do Twitter. No Safari, navegador da empresa, ao acessar uma determinada página, basta clicar no ícone do Twitter para publicar uma mensagem na rede social. O mesmo pode ser feito para enviar uma mensagem para um contato por meio do iMessage.

introduzido no novo sistema operacional dos Macs
(Foto: Divulgação)
O Game Center, rede social de jogos da Apple presente no iPad e iPhone, foi introduzida nos computadores. Os jogadores podem desde saber o que seus amigos estão jogando nas plataformas móveis até marcar partidas on-line de games dos próprios Macs --é possível iniciar uma partida em um iPhone, por exemplo, e terminá-la no notebook da Apple. Há também rankings com resultados de amigos e de outros usuários nos games que podem ser visualizados pelo serviço. O Game Center já possui mais de 100 milhões de usuários cadastrados.
Para os usuários da Apple TV, o "Mountain Lion" permitirá visualizar a área de trabalho do computador na TV. Desse modo, sem fios, o usuários pode trabalhar em seus programas no notebook, por exemplo, e visualizar as imagens em um televisor. Além de assistir a filmes feitos no iMovie, o usuário poderá jogar games instalados no Mac na TV.

A nova versão do Mac OS X traz um recurso de segurança chamado “Gatekeeper” que funciona em conjunto com o Mac App Store, a loja oficial de aplicativos da Apple. O Gakekeeper permite selecionar um nível de segurança para os programas que forem baixados e executados no computador.
O nível mais restrito permite apenas que aplicativos do Mac App Store sejam executados, exatamente como acontece no iPhone.
O segundo nível também permite, além dos softwares no App Store, os programas assinados digitalmente com o “Apple Developer ID”. O “Apple Developer ID” é uma iniciativa da Apple que identifica os desenvolvedores dos programas para a plataforma Mac, uma função que existe de forma semelhante no Windows por meio de um recurso chamado Authenticode.
O terceiro nível de segurança permite que qualquer aplicativo seja executado, exatamente como o sistema funciona hoje.
O novo recurso deve complementar o antivírus embutido no Mac OS X desde o Snow Leopard, lançado em agosto de 2009, e que também foi a primeira versão do sistema com o Mac App Store.
Fonte: Site Rede Globo- Noticias, G1- Pop & Arte
Nenhum comentário:
Postar um comentário