terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Arquivos do FBI divulgam informações curiosas sobre Steve Jobs

O FBI tornou público os arquivos de investigação sobre Steve Jobs, realizado nos anos 90, quando o fundador da Apple estava sendo cotado para um cargo no conselho de exportações da Casa Branca durante o governo Bush.
Quem já leu a biografia feita por Walter Isaacson, porém, não encontrará muitas novidades sobre o assunto. Inclusive se o livro tivesse sido lançado antes, poderia ter poupado grande parte do trabalho nas investigações.
jobsSteve Jobs (Foto: Reprodução)
Mas a questão é que isso não muda o fato das situações curiosas que o FBI encontrou sobre Jobs. As que chamam mais atenção são as declarações de várias pessoas questionando a honestidade do homem da maçã. Muitos afirmam que ele costumava distorcer a verdade para conseguir atingir seus objetivos.
Outro assunto comentado no dossiê foi a sua possível utilização de drogas ilícitas durante os anos 60 e 70. Além disso, um dos fatores apontados como influenciadores do sucesso de Steve Jobs estava nas mudanças filosóficas escolhidas por ele, quando passou a ser adepto do misticismo e de uma religião indiana.
Relatos indicam que apesar de todas as críticas, ele era um homem de confiança mesmo com seu caráter moral questionável. Dois conhecidos do executivo o caracterizavam como “obstinado, teimoso, trabalhador e compulsivo”.
Apesar de nada no documento ser comprometedor a ponto de inviabilizar que ele assumisse o cargo, a Apple pouco ajudou o conselho de exportação a finalizar o processo. Na verdade, o próprio Steve Jobs aparentava pouco acessível para entrevistas, segundo os investigadores.
No período correspondente, o executivo havia deixado a Apple e era presidente da Next e Pixar. Sobre seu afastamento da empresa, de acordo com o arquivo, acredita-se que ele não foi demitido, mas sim deixou o emprego por outros motivos em circunstâncias desfavoráveis. O fato ocorreu no mesmo ano em que Jobs foi assunto durante uma ameaça de bomba em 1985.
Embora não sendo tão divertido como ler sua biografia oficial, o documento de 191 páginas (em inglês) pode ser interessante para os fãs do visionário empresário, principalmente pela abordagem investigativa sobre o cargo que viria a ser ocupado por ele. Mas vale a pena ressaltar que durante a maior parte do texto são apenas detalhadas suas informações e registros pessoais.

Fonte: Site Rede Globo- Tecnologia, TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário