segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Médicos alertam para as lesões que usuários do iPad e iPhone podem ter por uso repetitivo

Médicos norte-americanos e britânicos alertam que já começaram a tratar proprietários dos gadgets da Apple, vítimas de lesões do uso excessivo. Portanto, fica a dica: cuidado com as lesões que esses dispositivos podem causar!
Médicos alertam: o uso prolongado do iPad e do iPhone pode causar lesões (Foto: Reprodução)Médicos alertam: o uso prolongado do iPad e do iPhone pode causar lesões (Foto: Reprodução)
A síndrome, “iPad hand", é derivada do “Blackberry thumb”. No caso da primeira, os pacientes procuram os médicos para reclamar de dores nas mãos e nos dedos, após o uso prolongado do produto. Já o “Blackberry thumb” atacou os proprietários dos smartphones da Research in Motion, que giravam constantemente a trackball do aparelho, ficaram com dores musculares na articulação do polegar.
Os médicos também relatam pacientes com problemas no braço e no pescoço, associados à postura incorreta dos usuários quando apoiam o iPad no joelho. Especialistas em postura corporal identificaram vários fatores de risco no uso do tablet desde o seu lançamento. Dores no ombro esquerdo e no pescoço também são relatadas.
Por exemplo, a maioria dos usuários que utilizam a mão esquerda constantemente para segurá-lo, estão sujeitos a lesões não só pelo esforço repetitivo do uso, mas também sofrem a “síndrome do túnel do carpo”, que pode lesionar gravemente os dedos do usuário.
Outro caso comum é a utilização do dedo indicador da mão direita para rolagem de tela, redação de e-mails e documentos, o que pode causar outras lesões musculares diversas. Os donos do iPad são orientados a não digitarem textos muito longos. As lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares representam um em cada três acidentes envolvendo produtos de tecnologia.
Usuários afirmam que a forma mais prática para digitar em um iPad é colocar o tablet na vertical. Porém, essa posição força as articulações e pressiona a mão nos cantos metálicos do produto. Para muitos, isso provoca dor rapidamente, e em alguns casos, as dores duram semanas.
Diretor médico do Centro de Medicina para a Dor, em Beaumount, nos Estados Unidos, Dr. John Pappas, recomenda que uma boa postura e intervalos curtos e regulares no uso do dispositivo ajudará a minimizar as dores.

Fonte: Site Rede Globo- Tecnologia, TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário