segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Para mergulhador, tubarões são 'dóceis companheiros de trabalho'

Klaus Jost faz campanha para proteger os tubarões e diz que os temidos animais não têm nada de 'comedores de gente'.

O fotógrafo e engenheiro marítimo Klaus Jost mergulha há anos ao lado de tubarões, em várias partes do mundo, e vê os temidos animais como companheiros de trabalho.
Tubarão (Foto: Klaus Jost/BBC)OO interesse de Klaus Jost por tubarões começou quando ele trabalhava na construção de portos (Foto: Klaus Jost/BBC)
'Ao todo, passei milhares de horas debaixo d'água. Sempre houve tubarões, mas nunca tive problemas com eles. Esses temidos habitantes dos oceanos não têm nada de comedores de homens e monstros agressivos. Na verdade, muitos poucos dos 460 tipos de tubarão descobertos até agora representam uma ameaça para humanos', diz ele.
Dois tubarões gália branca, o tipo mais comum encontrado nos corais do Indo-Pacífico (Foto: Klaus Jost/BBC)Dois tubarões gália branca, o tipo mais comum encontrado nos corais do Indo-Pacífico (Foto: Klaus Jost/BBC)
O interesse pelos animais começou quando ele trabalhava como engenheiro na construção de grandes portos ao redor do mundo, em lugares como Kuwait, Paquistão, Costa do Marfim, África do Sul, Egito e Guiné.
'Tubarões são fantásticos. Se você já viu um tubarão debaixo d'água, nunca vai esquecê-lo', disse Jost à BBC Brasil.
Esta foto mostra um tubarão gália preta (Foto: Klaus Jost/BBC)Esta foto mostra um tubarão gália preta (Foto: Klaus Jost/BBC)
Desde 2001, Jost passou a se dedicar à fotografia de natureza e submarina. Seu objetivo é documentar espécies de tubarão ameaçadas de extinção e chamar atenção para a caça dos animais.
Tubarão-touro que Jost apelidou de "vovó", devido a sua natureza dócil e relaxada (Foto: Klaus Jost/BBC)Tubarão-touro que Jost apelidou de "vovó", devido a sua natureza dócil e relaxada (Foto: Klaus Jost/BBC)
'A exportação de barbatana de tubarão (usada em sopas, na China) para o Oriente vem aumentando. O pior é que os tubarões são pegos, suas barbatanas, cortadas, e eles são jogados de volta no mar ainda vivos, para morrerem de forma terrível.'
Mais informações e fotos em http://www.jostimages.com/.
O tubarão-touro também pode viver em água doce (Foto: Klaus Jost/BBC)O tubarão-touro também pode viver em água doce (Foto: Klaus Jost/BBC) 

Fonte: Site Rede Globo- Noticias, G1- Ciência & Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário