terça-feira, 10 de abril de 2012

Primeiras impressões: Chevrolet Cruze Sport6

Muito parecida com o sedã, versão hatch se destaca por itens de série. 
Preço alto é ponto fraco do carro que quer ser 'top' no segmento.

O Chevrolet Cruze Sport6 aposenta o Vectra GT e, ao mesmo tempo, inaugura dentro do portfólio da General Motors no Brasil uma categoria mais incrementada no segmento de hatches médios. Isso porque ainda neste semestre haverá a estreia do Sonic, que vai completar a linha e acertará praticamente os mesmos concorrentes, mas em diferentes níveis de gosto e poder aquisitivo. A estratégia é ousada, mas bem colocada.
Isso porque ele se torna o modelo mais caro da categoria, ao menos, por enquanto: R$ 64.900 (LT manual), R$ 69.900 (LT automática), R$ 77.400 (LTZ manual) e R$ 79.400 (LTZ automática). Os preços não diferem tanto do sedã (de R$ 67.900 a R$ 79.900). O argumento para o novo patamar é um conjunto de itens de série que costumam equipar os sedãs, mas não os hatches.
Versão hatch do Cruze abre nova categoria no portfólio da GM (Foto: Divulgação)Versão hatch do Cruze abre nova categoria no portfólio da GM (Foto: Divulgação)
Entre esses equipamentos estão direção elétrica, airbags laterais e frontais, controle de tração, controle de estabilidade, freios ABS, ar-condicionado digital de duas zonas, piloto automático, retrovisores com desembaçador, central multimídia e roda de alumínio de 17 polegadas. A opção topo de linha LTZ traz ainda teto solar, botão start-stop, airbag de cortina e GPS integrado no painel (tela de sete polegadas), que está programado para informar quais são os postos de combustível mais próximos quando a autonomia de combustível está baixa (para rodar cerca de 40 km).
Mesmo sem ostentar o nome “Sport6” na tampa traseira, o hatch traz como destaque uma grade frontal bem mais agressiva, sem a barra na saída de ar, o que deixou o carro com linhas mais esportivas. Sem contar a parte traseira (obviamente) e as rodas de liga leve, com quatro novas opções de desenho.
Concorrentes Chevrolet Cruze hatch (Foto: Arte/G1)
No interior, a versão mais esportiva ganha pontos, por contar com uma só cor: preta. Embora o acabamento seja o mesmo do sedã, com materiais de boa qualidade, o ar esportivo da sobriedade do preto faz a diferença. Até porque, destaca mais volante, painel e alavanca de freio inspirados no Chevrolet Camaro.
Os principais concorrentes do Cruze hatch são o Hyundai i30, Ford Focus HB, Citroën C4 e Peugeot 308. Como a nova geração do i30 chegará em breve ao Brasil e, possivelmente, por um preço mais elevado, até mesmo por conta do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre modelos importados, a GM conta com um equilíbrio maior na balança de preços. O Cruze é produzido no Brasil, na planta de São Caetano do Sul (SP).
Cruze ganha a versão cinco portas para dividir segmento de hatch médio com o Sonic (Foto: Divulgação)Cruze ganha a versão cinco portas para dividir segmento de hatch médio com o Sonic (Foto: Divulgação)
Impressões
No desempenho, sedã e hatch não diferem quase nada, mesmo o hatch sendo cerca de 2 kg mais leve. O G1 avaliou o carro por cerca de 80 km entre vias urbanas e a Rodovia dos Imigrantes, no ABC paulista. O motor é o mesmo, o Ecotec6 1.8 flex de 16 válvulas que desenvolve 144 cavalos de potência e 18,9 kgmf de torque a 3.800 rpm, quando abastecido com etanol. Isso pode decepcionar os consumidores que se “empolgarem” com a nomenclatura “Sport6”, na verdade, criada apenas para diferenciá-lo do Cruze sedã. Porém, o motor garante bom desempenho e arrancadas satisfatórias.
A posição de dirigir também é a mesma, do tipo que envolve o motorista como se ele se acomodasse em uma concha. Regular bancos e espelhos é fácil pela boa ergonomia e visibilidade, no entanto, as pernas continuam a sofrer um pouco com a pouca mobilidade do volante para cima.
Cruze ganha 'Sport6' no nome para facilitar a identificação do hatch (Foto: Divulgação)Cruze ganha 'Sport6' no nome para facilitar a identificação do hatch (Foto: Divulgação)
Entre o câmbio manual de seis marchas e o automático de seis velocidades, a melhor opção da GM é o manual, embora muita gente prefira o conforto de não ter de “cambiar”. Mas a versão manual conta com encaixes precisos e confortáveis para “brincar” e, sem dúvida, deixa a maneira de conduzir mais esportiva. Na transmissão automática, quinta e sexta marchas são muito longas. Além de gerar um alto ruído, elas deixam a desejar nas ultrapassagens e retomadas.
Cruze hatch perde em capacidade do porta-malas, mas ganha visual esportivo (Foto: Divulgação)Cruze hatch perde em capacidade do porta-malas,
mas ganha visual esportivo (Foto: Divulgação)
Mesmo assim, a GM aposta que 70% das vendas, das duas versões, sejam com câmbio automático. Ainda sobre o mix, de acordo com a montadora, a opção topo de linha deve representar 30% das escolhas, aceitação que deve cair para 15% com a estabilidade do produto no mercado, ainda segundo a montadora. De acordo com o vice-presidente da General Motors do Brasil, Marcos Munhoz, a meta é vender cerca de 1.100 unidades por mês do Cruze Sport6.
Se o desempenho de vendas for tão bom quanto o do irmão sedã, essa marca será ultrapassada com certa facilidade. Afinal, no primeiro trimestre deste ano, o Cruze sedã superou as vendas do forte concorrente Honda Civic. Foram 9.147 unidades contra 7.910 emplacamentos do sedã japonês. Já o Toyota Corolla ainda lidera com 12.142 unidades, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Conclusão
O Cruze Sport6 apaga da mente de quem o dirige qualquer lembrança longínqua do Vectra GT. É um modelo atraente, muito bem acabado e prazeroso de dirigir. Mas o preço afasta inevitavelmente compradores em potencial, mesmo com o pacote mais completo. Isso porque alguns itens de série, especialmente os de segurança, ainda não foram bem assimilados como “essenciais” por muitos consumidores brasileiros. Além disso, quem realmente não pode pagar, mesmo desejando o Cruze, vai abrir mão do sonho e se render à concorrência. Fica, então, um belo contraponto para o Sonic resolver.
Interior escuro do novo Cruze Sport6 garante a esportividade no visual (Foto: Divulgação)Interior escuro do novo Cruze Sport6 garante a esportividade no visual (Foto: Divulgação)
Fonte: Site Rede Globo- Noticias, G1

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