terça-feira, 22 de maio de 2012

Londres 2012: Artista faz miniatura de tocha olímpica que cabe em buraco de agulha

Willard Wigan precisou meditar e usar microscópio para conseguir completar obra.


Obra só pode ser vista com microscópio (Foto: Caters News)Obra só pode ser vista com microscópio (Foto: Caters News)
Um artista britânico criou uma minúscula tocha olímpica, que cabe dentro do buraco de uma agulha, para comemorar a realização dos jogos em Londres este ano.
Além de criar a 'menor tocha do mundo' com detalhes impressionantes a partir de um pequeno pedaço de ouro 24 quilates, o microescultor Willard Wigan adicionou ainda à obra os cinco anéis olímpicos, usando um mini cinzel de diamante.
'A parte mais difícil foi esculpir os cinco anéis. Fazer com que eles ficassem com circunferência perfeita foi incrivelmente complicado', disse o artista.
'Fazer algo deste tamanho é muito cansativo. Primeiro, preciso gravar a imagem na minha cabeça e depois eu desacelero o meu sistema nervoso para evitar que eu trema, garantindo que cada corte seja feito entre batimentos cardíacos.'
Willard Wigan tem que meditar antes de começar a esculpir (Foto: Caters News)Willard Wigan tem que meditar antes de começar a esculpir (Foto: Caters News)
'Eu tenho que entrar em um estado meditativo antes de começar', disse Wigan.
A obra é tão minúscula que é preciso usar um microscópio poderoso tanto para esculpi-la como para apreciá-la.
Wigan, que começou a fazer casinhas em miniatura para formigas aos cinco anos de idade, trabalha durante a noite para evitar as vibrações geradas pelo tráfego.
Ainda assim, ele enfrentou alguns problemas para conseguir fazer a tocha olímpica em miniatura.
'Eu tive três tentativas fracassadas, derrubei uma no chão e nunca mais a vi novamente.'
'Agora, posso me gabar de ter esculpido a menor tocha olímpica do mundo e desafio qualquer um no planeta a fazer uma menor.'

Fonte: Site Rede Globo- Noticias, G1- Pop & Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário