domingo, 17 de junho de 2012

Aos 93 anos, 1ª paraquedista do Brasil esbanja vitalidade no ES

Dona Rosa Schorling ainda quer dar um último salto.
Moradora de Domingos Martins, aprendeu a pilotar aviões aos 19 anos.


Aos 93 anos de idade, dona Rosa Schorling, ou Rosita, guarda na lembrança e nos recortes de jornais o orgulho de seu maior feito: ser a primeira mulher a saltar de paraquedas no Brasil. De lá para cá, já foram outros 136 saltos e uma vontade grande de continuar a se aventurar. Uma vida que já foi até registrada em livro, para contar as tantas histórias desta moradora de Domingos Martins, na região Central Serrana do estado, que com lucidez ainda recorda as realizações da juventude.
Nas fotos permanecem os registros de quando a idosa saltou pela primeira vez, aos 21 anos de idade. "No meu primeiro salto de para quedas, o piloto que me levou disse para eu saltar de olhos fechados, cabeça para baixo e contar de um até dez. Se eu fiz isso, não sei, só sei que eu me joguei de lá de cima, de uma altura de mil metros, e caí em uma praia do Rio de Janeiro", disse.

E o currículo aventureiro da aposentada, que não gosta de ser tratada por senhora, não para por aí. No ano de 1938, aos 19 anos, dona Rosa já tinha aprendido a pilotar aviões, mas para quem dirigia carros desde os 12 anos, a dificuldade não foi tanta. "Para mim, pilotar é como dirigir um automóvel ou uma motocicleta", explicou.
Em "Rosa Elena Schorling, além da folha de vento", o jornalista Fabrício Fernandes fez uma homenagem à Rosita com a publicação do livro-reportagem que conta fatos e feitos da história da capixaba. Os relatos começam, inclusive, na Alemanha, onde o pai da idosa também se apaixonou pelas alturas.
Hoje, com mais de 90 anos, a aventureira ainda quer mais. "Eu ainda não terminei de realizar meu sonho. Meu último desejo é dar mais um salto. Quando estou no ar, me sinto livre, como se tivesse ganhado asas para voar", disse.
Dona Rosita Schorling já saltou de paraquedas 137 vezes (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Dona Rosita Schorling já saltou de paraquedas 137 vezes (Foto: Reprodução/ TV Gazeta) 


Fonte: Site Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário